post

Matemática é a matéria favorita das crianças brasileiras, revela pesquisa

Matemática é a matéria favorita das crianças brasileiras, revela pesquisa

36% do público que participou do estudo gosta mais dos números do que das letras

Quem disse que os cálculos matemáticos assustam a criançada? Uma pesquisa feita presencialmente com 1.700 crianças, entre 6 e 9 anos, em todo o Brasil revelou que a preferência nacional nas salas de aula são os números: a matemática é a matéria favorita de 36% dos entrevistados. De acordo com o levantamento, português vem em seguida, com 17%.

O estudo, feito pela Ipsos Media CT, também revela que o terceiro lugar no pódio fica com a matéria de artes (10%). E (quem diria!) no país do futebol, apenas 9% das crianças consideram a educação física sua matéria favorita.

“A preferência pela matemática revela uma característica das famílias de hoje. As crianças participam das decisões, inclusive no orçamento familiar, e se interessam em assuntos sobre como usar a mesada e controlar gastos”, diz Diego Oliveira, diretor de contas da Ipsos Media CT.

Outra hipótese para o amor aos números é uma abordagem moderna sobre o tema nas escolas. “Mudou aquela ideia de que apenas ler e escrever é importante. Há algum tempo, tem-se usado uma proposta que traz a criança para o centro do ensino de matemática”, comenta Eliane Reame, assessora de matemática da Escola Cidade Jardim PlayPen (SP).

Para ela, a preocupação dos professores com o lado lúdico da aprendizagem e o cuidado em ouvir as hipóteses matemáticas que os alunos propõem são medidas positivas. “Essas iniciativas das escolas e dos professores ajudam a criança a se libertar do temor inicial da matemática”, explica Eliane.

Sem comentários

Deixe uma resposta