post

Férias: Por que você deve deixar o seu filho se sujar?

Férias: Por que você deve deixar o seu filho se sujar?

“A noção de que a maioria dos germes e bactérias é ruim e deve ser eliminada é perigosamente errada”, afirma especialista em micróbios
Que momento melhor do que as férias para deixar a criança se sujar? Dê sinal verde para os pequenos sem medo. Depois de ter dois filhos e ser instruído por pediatras a respeito de cuidados de higiene, o pesquisador norte-americano especializado em micróbios Jack Gilbert escreveu com outros dois colegas um livro de perguntas e respostas com o objetivo de esclarecer muitas das questões sobre o assunto sujeira.

Na introdução de Dirt is good – the advantage of germs for your child’s developing immune system (em tradução livre, “Sujeira é bom – o benefício dos germes para o desenvolvimento do sistema imunológico do seu filho”), ele escreve: “A noção de que a maioria dos germes e bactérias é ruim e deve ser eliminada é perigosamente errada. Em nosso esforço por vencer todos eles, desencadeamos inadvertidamente uma caixa de Pandora de pragas modernas – a série de problemas crônicos de saúde que se tornaram prevalentes em todo o mundo, como obesidade, asma, alergias, diabetes, doença celíaca, síndrome do intestino irritável, esclerose múltipla, artrite reumatoide e muitas outras”.

A teoria do especialista é a de que a criança vacinada está protegida do que é realmente perigoso. E que o contato com a sujeira é bom, afinal o corpo humano é feito de 30 trilhões de células humanas contra 39 trilhões de células microbianas, e tem 20 mil genes humanos, contra de 2 a 20 milhões de genes microbianos.

Se isso não é capaz de mudar a sua perspectiva sobre o que é sujeira, talvez valha olhar por um prisma comportamental. “Sujar-se é consequência de uma brincadeira, e não a brincadeira em si. É sinal de que a farra foi boa”, afirma Patrícia Camargo, uma das autoras do site Tempojunto e colunista da CRESCER. Ela explica que proibir essa prática limita as experiências sensoriais, tão importantes para a primeira infância. “Quando o pai deixa que a criança se suje, ele também permite que o filho experimente a liberdade, exerça a criatividade e estimule todos os seus sentidos”, conclui.

Aproveite, então, para permitir que seu filho exerça o livre brincar. Num piscar de olhos ele vai fazer um buraco na terra para preparar uma sopa de lama, folhas, gravetos e pedrinhas.

Fonte: Crescer

Sem comentários

Deixe uma resposta