post

Como montar um cronograma de estudo

Como montar um cronograma de estudo

Montar um cronograma de estudo facilita a vida do estudante que está se preparando para as provas de vestibular, Enem e concursos.
Para montar um cronograma de estudos, é preciso organizar itens como: quais os horários que serão destinados somente para estudar; quantas horas semanais de estudo você tem disponível e de quantas você necessita; e, por último, mas não menos importante, estabelecer rigorosamente o momento de estudo.

Apesar desses itens terem semelhança entre si, eles possuem suas diferenças. Por isso, a recomendação é que esses já estejam bem definidos antes de iniciar a confecção do seu cronograma de estudo. Isso porque, após a organização desses itens, será a hora de colocar os dias da semana, encaixando-os com as disciplinas (e seus respectivos conteúdos) e de acordo com os horários estabelecidos para cada uma.

O cronograma de estudos é algo muito particular e variável, pois leva em conta os aspectos de cada estudante, como horário de aula e tempo disponível, sendo esse último dividido entre estudos específicos (como para vestibulares ou Enem) e atividades extracurriculares, pausa de descanso, lazer, atividade física etc.
Passar para o papel ou computador a sua rotina é uma forma de não haver sobrecarga e ter um tempo definido para cada coisa. Separamos, em tópicos, itens que podem facilitar a montagem do seu cronograma. Confira:

  1. Estabeleça sua rotina diária
    Rascunhe, nesta etapa, como funcionará sua rotina, o que é preciso ser feito todos os dias e o tempo médio que cada atividade demanda do seu dia. Liste tudo e reserve para usar essa rotina nos próximos itens do cronograma que está sendo construído.

Leia também: Como conciliar a rotina do colégio e o vestibular?

  1. Objetivo de estudo
    Após definir a rotina, chegou a hora de anotar o seu principal objetivo de estudo. Isso o ajudará na construção do cronograma e no que se refere à definição de prioridades de estudos.

  2. Horários e atividades
    Com o objetivo de estudo definido, é hora de detalhar o seu cronograma de forma mais minuciosa e com horários a serem seguidos na rotina.

Para facilitar, de forma sucinta, inclua, logo na frente do horário, a atividade que será realizada.

Exemplo: 13h30/14h30: estudar e fichar notícias relevantes dos jornais.

Leia também: Conciliando trabalho e estudo para o vestibular

Se você é estudante, o ideal é fazer o cronograma de acordo com as matérias dadas em sala de aula naquele dia, até como forma de revisão.

Ao definir as atividades, lembre-se de colocar as que são referentes ao lazer e descanso, e até mesmo as de sono. Acrescente também os finais de semana, mesmo que os horários sejam diferentes dos demais dias da semana.

Devido à quantidade de informações, nem sempre o cronograma ficará devidamente organizado. No entanto, vale lembrar que o quadro de horários serve somente para que seja possível visualizar e organizar em que fase de estudos você se encontra.

O cronograma poderá ter suas flexibilidades e remanejamentos. O importante é que a ideia e a meta centrais sejam realizadas colocando-as em prática. Bons estudos!

Fonte: Mundo Educação

Sem comentários

Deixe uma resposta