post

Como lidar com filhos que querem ser adultos precocemente?

Como lidar com filhos que querem ser adultos precocemente?

Rosely Sayão fala como se relacionar com pré-adolescentes que querem cuidar da própria vida sem a ajuda dos pais
A independência está cada vez chegando mais cedo para os pré-adolescentes. No programa desta semana, a psicóloga Rosely Sayão responde a dúvida de uma espectadora que tem um filho que quer ser adulto cedo demais. Para Rosely, os pais precisam saber controlar os impulsos. “As crianças de 12 anos ainda não tem recursos suficientes para fazer determinadas escolhas. Elas não tem recursos internos de conhecimento, psicológicos e de maturidade para decidir se vão ou não a alguma festa, ou se podem ficar sem estudar”, explica.

A psicóloga afirma que nessa idade de transição da infância para a adolescência, tudo relacionado a escola é dever da crianças resolver sozinha. Mas os pais precisam ficar na “retaguarda” organizando o espaço e o tempo da criança. “ Não devemos ir até a escola resolver os problemas, pelo contrário. Devemos estimular os filhos para que eles adquiram coragem para resolver”, aconselha a psicóloga ao falar dos problemas escolares dos filhos.

Rosely também pondera que é preciso ter equilíbrio nas tomadas das decisões, porque quando as crianças se tornam adolescente, os pais não conseguem mais decidir pelos filhos. Uma das dicas que a psicóloga apresenta é conceder a tão sonhada liberdade conforme eles vão demonstrando que merecem. ”Mas precisamos ficar de olho para aquilo que passamos, porque às vezes eles não dão conta e precisamos estar por perto para lembrar.”

Como lidar com filhos que querem ser adultos precocemente?

Sem comentários

Deixe uma resposta