post

Como fazer um simulado e usá-lo a seu favor

Como fazer um simulado e usá-lo a seu favor

Fazer simulados é uma parte super importante da sua rotina de estudos para o Enem – ou para qualquer vestibular. Só com eles você conseguirá conhecer a fundo a prova, testar seus conhecimentos pra valer e descobrir possíveis desafios que você terá que enfrentar nos dias do exame, como:
Nível de dificuldade das questões;
Tempo para resolver cada problema;
Concentração;
Fome;
Vontade de ir ao banheiro;
Entre muitas outras coisas.
O que a gente recomenda é que você faça vários simulados ao longo do ano para que, no fim do ano, arrase nas provas. Aqui o lance é progredir e ganhar confiança! Mas como se superar a cada simulado? Como aproveitar ao máximo essa prova? Vem que a gente te conta agorinha mesmo:
Faça como se fosse o dia da prova!
O simulado nada mais é do que um reconhecimento de terreno. Mas para reconhecê-lo, você precisa reproduzir o terreno do jeito mais fiel possível, certo? Por isso, é super importante que você faça a prova como se fosse no dia, como se realmente tivesse valendo a vaga na universidade dos seus sonhos! Ou seja:

Sem consulta;
Sem celular, computador, tablet, TV ou qualquer outro eletrônico;
Sem conversar com seus pais, irmãos, amigos, papagaio, periquito;
Coloque uma roupa confortável, mas nada de pijama ou roupas que você não poderá usar no dia;
Controle suas idas ao banheiro.
Sem distrações
Escolha um local para fazer o simulado que seja silencioso e sem pessoas ao redor. Também é importante que você faça a prova sentado à mesa – nada de fazer o simulado deitado na cama ou no sofá, já que isso não vai rolar de jeito nenhum no dia, né?

Se você é uma pessoa que se distrai facilmente com qualquer coisa, uma boa é tirar de perto objetos que chamem muita atenção (coloridos, cheio de imagens, que se movimentam, que façam barulho). Com certeza você ficará mais entretido com eles do que com o simulado.

Fazer simulado também é estudo!
Assim como eu disse lá no início, você está estudando ao fazer um simulado – ele é uma forma super importante e essencial de estudo. Por isso, nada de se sobrecarregar estudando além do simulado! Não é recomendável que você faça isso nem no dia da prova de verdade, ok? Dê o seu máximo durante o simulado e depois tire o resto do tempo para descansar
Cheque o gabarito depois
Olhar o gabarito é um momento super tenso e que muita gente evita ao máximo pelo medo de ver um resultado ruim. Quando isso acontece, vem aquela sensação de frustração e é um saco mesmo. Mas para progredir e se superar a cada prova feita, você precisa saber exatamente em que matérias e questões você está mandando mal.

Fonte: https://pt.wikihow.com/Estudar-para-um-Simulado

Sem comentários

Deixe uma resposta