post

Como fazer um Plano de Estudos Perfeito?

Como fazer um Plano de Estudos Perfeito?

Uma das atividades que mais causam dor de cabeça nos estudantes e concurseiros é a montagem de um cronograma ou plano de estudos. Muitas dúvidas ficam na cabeça.

E ai? Quando devo estudar? Quanto tempo estudo cada matéria? Essas dúvidas acabam paralisando os estudantes que deixam de fazer o plano de estudo, o que é um grande erro, pois ele é essencial para que os estudos tenham resultado.

Além dessas dúvidas existe outro grande problema que é a montagem de um plano de estudos que esteja de acordo com a realidade, pois muitos estudantes ou concurseiros montam planos de estudos que não conseguem seguir.

Para te ajudar nesses problemas eu escrevi esse Passo a Passo que está dividido em duas partes, com ele você será capaz de montar um plano de estudo que atenda a todas as suas necessidades. Resolvi chamá-lo de Plano de estudos perfeito (Quanta pretensão hein? Hehehe, mas você já vai entender por que ele é perfeito)

Nessa primeira parte você vai aprender:

Organizar sua rotina de estudos
Definir seus horários de estudo
Descobrir quantas horas semanais de estudo você tem disponível
Criar horários de estudos
Dicas extras para melhorar sua rotina de estudos

Espero que esse artigo te ajude organizar melhor sua rotina de estudos, agora vamos colocar a mão na massa!

Passo 1 – Definindo sua rotina diária.
Tudo começa com um olhar sobre sua rotina, como estão suas horas? Esse é o momento de descobrir quanto tempo você tem disponível para estudar. Também é o momento de tomar decisões difíceis e cortar algumas atividades em prol dos estudos.

Esse momento é fundamental para que você se conheça e consiga ter um planejamento em longo prazo, também é importante para saber como você deverá agir em cada situação para que você consiga colocar em prática sua rotina de estudos.

Abra sua planilha do Excel que você baixou ou se preferir você pode fazer os passos em seu próprio caderno.

Na planilha você deverá marcar cada horário seu. Suas atividades do dia e o quanto tempo cada atividade leva. Também irá completar com os tempos livres o horário de estudar.

Passo 1.1 – Anotando seu objetivo de estudo
Logo acima do seu plano de estudos escreva seu objetivo, de forma que você tenha certeza do que quer. Como quero que você imprima a planilha isso a ajudará a se lembrar do por que você está estudando.

Caso você ainda não tenha objetivos definidos recomendo que antes de tudo, decida seus objetivos. Após isso coloque seu objetivo aqui.
Passo 1.2 – Sua rotina de horários

Após anotar seu objetivo anote todas as suas atividades e os respectivos horários para cada uma delas. No exemplo que eu dei eu escrevi blocos de horas, mas você pode fazer blocos de horas quebradas como 1:30 ou 2:30.

Eu preferi anotar em blocos de uma hora apenas para facilitar a visualização. Mas você pode anotar como quiser.

Observe que para facilitar eu também inclui atividades de curta duração em blocos de hora. Por exemplo, acordar, tomar café e assistir uma notícia ficou das 5 as 6 horas.

Você pode fazer assim também, isso facilitará a visualização do seu cronograma de estudos quando imprimir. (Estou insistindo para que você imprima e coloque em um local para visualizar sempre, isso é importante 🙂 )
Resolvendo possíveis erros.

Horários diferentes: Se você tem rotinas diferentes na semana, prefira colocar os horários da rotina mais dominante. Por exemplo, se você trabalha das 14 as 18 somente terça, quinta e sexta então coloque esse horário na planilha. No resto dos dias da semana, agrupe atividades que você pode fazer nesse horário.
Horários diferentes de dormir: Algumas pessoas podem dormir em horários diferentes por conta da rotina. Por exemplo, você pode dormir sempre as 22:00 mas em um dia da semana você faz curso e chega as 23:00 indo dormir umas 0:00 hrs. Então deixe o horário até as 0:00 e marque com uma caixa cinza o horário a mais, igual no exemplo.
Fins de semana: Sempre nos fins de semana os horários são diferentes, por isso você pode achar complicado colocar as atividades, mas tente manter como coloquei acima, agrupe várias atividades nos blocos de horas.
Lembrando: O quadro de horários é somente para que você se organize e saiba o que fazer em cada momento. Não precisa se preocupar em deixar tudo perfeitamente organizado.

Passo 2 – Definindo os horários de estudo.
Ok, após definir sua rotina, vamos descobrir quantas horas de estudo por dia você tem disponível. Isso servirá para você fazer uma calculo
e uma estimativa de quanto você vai estudar.
Você usará essa área para inserir a quantidade de horas que você terá para estudar por dia.

Por exemplo, você percebeu no seu cronograma de rotina que todos os dias das 6 às 7 e das 18 as 19 horas você tem um horário livre. Então você usará esse horário para estudar.

Você vai usar esse campo de baixo e inserir o total de horas livres que você usará para estudar por dia. Essa soma ajudará você a visualizar melhor seus horários.

Passo 2.1 – Criando horários de estudo.
Essa dica especial aprendi a uns 10 anos atrás com o Dr. Gordon Dryden. Muitas pessoas pensam que para estudar é preciso horas cheias como uma hora, duas horas, meia hora, etc.

A verdade é que qualquer minuto que você estuda é aproveitado. Podem ser dez minutos, treze minutos ou até 5 minutos. Aprenda a usar o tempo a seu favor.

O que você deve fazer.

Você vai analisar toda sua rotina. Então todo o tempo que você tiver disponível irá colocar para estudar.

Aqueles 25 minutos após o almoço que você ficava à toa ou papeando será usado para estudar.
Se você tem 30 minutos de locomoção de um local ao outro, então usará para estudar.
Notas importantes

Não importa se você tem apenas 5 minutos livre, coloque esse horário para estudar.
Não se preocupe COMO você irá estudar, existem técnicas de estudos específicas que te ajudam a estudar com eficácia desses pequenos horários.
Se você tem 10 minutos livres, mas nesses minutos você normalmente ficaria conversando com amigos, é o momento de rever suas prioridades explique para seus amigos que você se dedicará aos estudos.
Esses horários serão usados para estudos rápidos, diferentes dos horários onde há blocos cheios de horas. Durantes os blocos cheios você usará para um estudo com concentração máxima.

Se você conseguir deixar 15 minutos após o almoço todos os dias você terá ganho 1 hora e 15 minutos de estudo na semana. E com isso seu aprendizado terá um desempenho muito melhor.

Sono e aprendizado
Cada pessoa tem um organismo diferente de outro. Para algumas pessoas é necessário 8 horas de sono, para outros apenas 5 é o suficiente. De qualquer forma é possível diminuir um pouco seu sono para maximizar os estudos.

Lembrando que não estou dizendo para você dormir mal, o que estou dizendo é para você dormir corretamente, e fazer alguns testes. Experimento diminuir 30 minutos do seu horário de sono por dia.

Caso você se sinta bem com a redução então você acaba de ganhar 2 horas e 30 minutos de estudo na semana. Mas caso não se sinta bem, esqueça. Não adianta nada você passar um dia mal com sono, isso até irá prejudicar seu aprendizado.

Descanso e lazer para aprender mais
Muitas pessoas gostam de estudar direto, acreditam que qualquer tipo de descanso ou lazer é prejudicial aos estudos. Mas estão com a ideia errada. O lazer e o descanso são essenciais ao seu aprendizado.

É obvio que algumas pessoas tem somente o fim de semana para estudar, portanto tentam maximizar ao máximo esse tempo para estudar, mas mesmo assim eu recomendo que você faça uma pausa, escolha um horário para lazer e descanso.

Isso porque o cérebro é como qualquer outro músculo do corpo, durante as fases de descanso ele continua aprendendo. Então se você estuda por 3 horas seguidas e em seguida faz uma pausa, seu cérebro continua aprendendo e consolidando as informações na memória.

Outra questão está relacionada a procrastinação. Se você não descansa com o tempo começa a gerar uma estafa mental, isso prejudica sua concentração e com o tempo você acabará procrastinando, e ao invés de estudar ficará à toa. Tudo porque está cansado demais para se concentrar.

O lazer e o descanso, portanto irão aumentar seu rendimento nos estudos. Observe que todo atleta tem um momento de descanso, lembre-se que o corpo humano precisa restaurar suas energias. A diferença é que você estará estabelecendo os horários para descansar.

Passo 2.2 – Calcule e coloque seus horários na planilha.
rotina-estudosAgora que você já sabe como proceder, faça o calculo de todo o tempo disponível e escreva em baixo em sua planilha. O calculo ajudará você a definir seu ciclo de estudos.

Calcule todo o tempo para estudar. Não importa se forem os 15 minutos após o almoço ou o tempo de locomoção que você terá de um ponto a outro, some tudo e coloque o calculo ao final da planilha.

Em outro artigo vou explicar como você usará esses tempos para estudar, agora apenas defina seus horários. Esses horários serão muito úteis em nosso próximo passo, pois você definirá quanto tempo você tem disponível para se dedicar aos estudos.

Coloque o tempo no final de cada dia da semana, ao inserir o tempo sua planilha irá calcular automaticamente quanto tempo de estudo você tem por semana. Esse cálculo servirá para separar as matérias.

Concluindo a primeira parte…
Antes de você começar a ler a parte 2 é importante que nessa primeira parte você já tenha definido sua rotina de estudos.

Ao terminar de ler esse artigo certifique-se de:

Ter definido seus objetivos de estudo
Ter sua rotina de vida já estabelecida
Ter seu cronograma de horários de estudos estabelecido
Saber quantas horas de estudos semanais você tem
Lembre-se que seus resultados dependem de você, portanto faça seu cronograma de estudos agora e siga para o próximo artigo.

Fonte:http://estudareaprender.com/como-fazer-plano-de-estudos-perfeito/

Sem comentários

Deixe uma resposta