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Alimentos recomendados nos dias de prova

Alimentos recomendados nos dias de prova

Nutricionistas recomendam selecionar muito bem os alimentos para evitar algum desconforto que atrapalhe o desempenho do candidato durante o exame. Como o exame dura uma média de cinco horas, o ideal é tirar o dia anterior para atividades de lazer e alimentar-se bem.
Dicas do que comer no dia da prova

Existem alguns mitos e verdades sobre alimentos que devem ser consumidos em maratonas de provas para manter-se desperto e com energia. Nutricionistas e especialistas listaram algumas sugestões do que incluir ou retirar do cardápio em dias de exame.

Em primeiro lugar, lembre-se sempre: nunca faça a prova em jejum ou sem estar bem alimentado. Ainda que você seja daqueles que não conseguem comer nada quando estão ansiosos, faça um esforço para comer, ao menos, uma refeição leve. Caso contrário, poderá ter problemas de rendimento, tontura, dor de cabeça e sonolência.

Café da manhã

Se você está acostumado a consumir certos tipos de alimentos no seu café da manhã, procure manter o hábito. Mas atenção, evite cardápios muito pesados e calóricos.

Uma boa dica é acrescentar uma fruta, cereais, pães integrais, iogurtes e queijos – de preferência, brancos. Esses alimentos dão energia em dias de prova e ajudam na concentração.

No almoço

O consumo de carboidratos é essencial para gerar energia, mas com cautela. Prefira alimentos que sejam integrais e ricos em fibra. Eles são ideais para prolongar a sensação de saciedade e controlar o trânsito intestinal, evitando desconfortos durante a prova. Saladas e peixes são uma boa pedida, desde que você goste desses alimentos.

O que não comer

Alguns alimentos devem ser evitados – não apenas no dia da prova. Procure se preparar cerca de dois dias antes para não ter, por exemplo, uma crise de enxaqueca ou um desarranjo intestinal.

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