post

9 dicas para uma preparação eficaz antes das provas

9 dicas para uma preparação eficaz antes das provas

A preparação é sempre a mesma e, se você seguir a risca tudo o que vamos ensinar, pode ter certeza que vai se dar muito bem. Prontos para aprender? Então pegue papel e caneta e comece a anotar.
1º dica – Saiba o que vai ser cobrado: Essa dica é essencial para todas as provas, pois se você sabe o que vai ser cobrado na prova fica muito mais fácil de estudar. O professor sempre fala o conteúdo quando avisa que vai dar uma prova, algumas vezes o conteúdo é pequeno e outras vezes não, mas saber o que será cobrado é muito importante.

Isso também vale para as provas de concurso e vestibular, não é complicado saber o que vai cair na prova. Em concursos, por exemplo, o edital já mostra o que será cobrado e o que o concurseiro precisa saber. Também existem cadernos especiais para alguns concursos. Para quem vai fazer o vestibular é mais fácil ainda, pois você pode conferir todo o conteúdo pelas provas anteriores.

2º dica – Tenha um cronograma: Seu cronograma pode ser simples, mas é necessário ter organização na hora de estudar. Não importa se você está se preparando para uma prova simples da escola ou para um concurso, o cronograma vai te ajudar bastante a ter uma boa preparação. Nesse cronograma você pode colocar o que vai estudar e quanto tempo vai precisar estudar, pode colocar o que vai estudar a cada dia e o que mais achar necessário.

O cronograma quem vai fazer é você, por isso ele vai estar do jeito que gosta e como acha confortável. Só não deixe de fazer, pois o cronograma ajuda bastante em uma preparação eficaz para provas.

3º dica – Tenha um horário de estudo: Depois de fazer o cronograma é bom definir seu horário de estudo, pode ser duas horas por dia se for uma prova normal da escola, mas se é um concurso você vai precisar de mais horas de estudo. Por isso, depois de fazer o cronograma, é ideal decidir o horário de estudo: você pode acordar cedo e estudar das 7 horas às 11 horas, parar para almoçar, descansar e depois voltar a estudar. Mas pode também começar a estudar 18 horas e estudar até meia noite ou mais, tudo vai depender de como gosta de fazer e como é seu rendimento nesses horários.

4º dica – Use métodos para ter um bom rendimento no estudo: Se você estuda para passar em um concurso ou para uma prova de vestibular, provavelmente já observou que o rendimento cai com o passar do tempo. É importante observar isso para que você continue rendendo muito desde o momento que começou a estudar até o momento de parar e descansar. Um método muito eficaz é a Técnica Pomodoro, você pode aprender mais sobre ela aqui, mas no geral esse método vai ajudar muito no seu rendimento, é um estudo antigo que mostrou muitos resultados.

5º Dica – Faça resumos: Você já deve ter uma técnica para estudar, mas muitas vezes as técnicas usadas pelos alunos não são as melhores e mais eficientes. Fazer resumos é uma boa forma de estudar, é claro que o resumo não funciona com todo tipo de matéria, mas é muito bom e ajuda a fixar a matéria. Pare de fazer marcações em texto, grifar ou fazer qualquer outra coisa do tipo, isso pode confundir mais do que ajudar, faça resumos, pois essa é uma ótima forma de estudar.
6º Dica – Visualize: A associação de imagens com texto é muito mais simples de entender, aprender e lembrar. Quando o texto é muito grande o resultado não é muito satisfatório na hora da prova, mas se tem uma imagem ali, fica muito mais fácil. Por isso estude com textos e imagens, as imagens ajudam bastante na memorização.

7º Dica – Faça, refaça e faça mais uma vez: Ter uma boa preparação para prova exige muito do aluno. Se você quer se dar bem, precisa estudar e, para isso, você precisa fazer, refazer e fazer mais uma porção de vezes até aprender. Isso funciona muito bem com matérias como matemática, química e física, pois são matérias que exigem mais estudos.

8º Dica – Releia: A releitura também é importante e, agora estamos falando de matérias como português, história, geografia e biologia. Essas matérias exigem bastante também e você não vai aprender lendo apenas uma vez. Para ter uma preparação eficaz você precisa reler o texto.

9º Dica – Autoexplicação: Você já estudou como se estivesse ensinando para alguém? Essa é uma forma de estudar muito boa e eficaz, afinal quando você está explicando para alguém é possível fixar melhor a matéria.

Boa preparação.

Fonte: https://canaldoensino.com.br/blog/9-dicas-para-uma-preparacao-eficaz-antes-das-provas

Sem comentários

Deixe uma resposta