post

7 dicas indispensáveis para se preparar para uma prova final

7 dicas indispensáveis para se preparar para uma prova final

A ansiedade toma conta, e, por mais que alguns se esforcem, não sabem o que devem fazer para se preparar para uma prova final de maneira eficiente.
1. Crie um cronograma
O primeiro passo é organizar o material e colocar, na ponta do lápis, toda a matéria que precisa ser vista. Depois, é a hora de montar um planejamento de estudos.

É importante que ele seja realista, pois não adianta nada criar um plano que não possa ser seguido. Isso fará com que a pessoa fique desestimulada e largue os estudos pela metade.

As metas traçadas devem ser possíveis de cumprir. Uma boa dica é deixar um dia livre na semana para que seja possível recuperar matérias que ficaram atrasadas e, assim, manter o plano em dia para a próxima semana.

  1. Comece a estudar antecipadamente
    Os estudos devem iniciar com um tempo hábil para que tudo possa ser visto e relembrado.

Pegar um caderno um dia antes da prova, além de não acrescentar em nada, poderá aumentar o nervosismo do aluno.

Assim, organize todo o conteúdo que precisa ser revisto e inicie os estudos de forma antecipada.

  1. Faça resumos das matérias
    Se você tem dificuldade em gravar, uma ótima maneira de estudar e absorver informações é através de resumos.

Elabore os materiais utilizando palavras-chave que façam com que a matéria seja relembrada. É interessante sempre deixar os resumos visíveis para facilitar a dinâmica de estudos.

Pendure os textos na parede, deixe-os no criado-mudo para reler antes de dormir e faça downloads no celular. Assim, sempre que tiver um tempo livre, será possível dar uma olhada.

  1. Marque um dia de estudos com os colegas
    Os colegas podem ser uma ótima opção para agregar conhecimento. Na maioria das vezes, alguém estará apto a sanar as dúvidas de outra pessoa.

É difícil sair de um encontro de estudos entre colegas sem as respostas que se procurava. Além disso, explicar a matéria a outra pessoa é uma ótima maneira de treinar o conhecimento.

  1. Fuja das distrações
    Na hora dos estudos, o foco deve ser mantido. Distrações precisam ser afastadas. Se você não consegue ficar alguns minutos sem verificar o celular, é melhor deixar o aparelho em outro cômodo.

Muitas vezes, o computador é companheiro dos estudos. É preciso, então, ter disciplina para que as inúmeras possibilidades de navegação na internet não desviem o foco.

De preferência, não se conecte ao Facebook ou qualquer outra rede social.

  1. Responda questões sobre o assunto
    Pratique! Fazer exercícios é uma das melhores maneiras de testar os conhecimentos. Nesses momentos, é possível identificar qual a matéria que precisa ser mais estudada e revisada.

Uma boa dica é resolver todos os exercícios passados pelo professor e também as provas anteriores. Normalmente, o professor segue um estilo de questões, por isso, ao refazer as passadas, o aluno pode treinar para possíveis questões da prova final.

  1. Durma bem e relaxe
    Dormir bem nos dias que antecedem a avaliação é a chave final para o sucesso. Se o aluno virar as noites estudando e acumular o sono, vai ter o rendimento prejudicado.

O atraso no sono reflete diretamente no raciocínio, deixando a pessoa desatenta. Ao dormir, o cérebro processa todas as informações recebidas durante o dia. Por isso, certifique-se de descansar de seis a oito horas horas todas as noites.

As avaliações finais costumam tirar o sono dos alunos. Contudo, se o estudo for planejado e executado adequadamente, não há por que ter receio. A última prova, nada mais é do que o acumulado dos estudos do semestre.

A época de se preparar para uma prova final pode não ser tarefa fácil, mas também não é nada de outro mundo.

Fonte: http://blog.mepassaai.com.br/7-dicas-indispensaveis-para-se-preparar-para-uma-prova-final/

Sem comentários

Deixe uma resposta