post

6 dicas para seu filho estudar melhor em casa

6 dicas para seu filho estudar melhor em casa

Cenário: Seu filho, ou filha, chega da escola e joga o material no quarto, na sala, no corredor ou em cima da mesa. Quando tem tarefa de casa, pega o caderno no fim do dia e acelera para terminar logo. No dia anterior da prova, estuda por três ou quatro horas seguidas, e exausto reclama aos quatro ventos o quanto tudo aquilo é injusto e chato.

Identificou-se? Pois é, acredite: Muitos se identificaram.

O que acontece é que a relação das crianças e adolescentes com o estudo é quase de guerra. A hora de estudar representa um momento de desprazer e privação. Há vários fatores dentro de casa e na escola que podem ajudar a mudar isso.

Hoje vamos falar sobre o que nós, pais que educam, podemos fazer pra contribuir com nossos filhos pra que eles aprendam a estudar em casa e se sintam menos desconfortáveis o possível com a tarefa:

Dicas para seu filho estudar melhor em casa
Reserve um espaço tranquilo para os estudos. Evite lugares agitados em que pessoas entram e saem o tempo todo do ambiente. Assim como nós, crianças precisam de silêncio pra se concentrar, pra ler e pra raciocinar. Se possível, é muito interessante que vocês decorem esse espaço juntos. Uma mesa com elementos que ele goste despertam interesse e constroem a ideia de um espaço de trabalho com o jeito deles.

Reserve um tempo fixo e diário para os estudos: Pode parecer missão impossível, e de fato dá trabalho no começo, mas estabelecer a “hora do estudo” ensina-os a se organizarem e com o exercício eles perceberão que os conteúdos não se acumularão e os tempos de dedicação aos estudos serão menores e mais eficientes. Converse com seu filho: Que horas, depois da aula, ele está mais desperto (já se alimentou e descansou um pouco) e que não atrapalhará tanto um momento de lazer dele? Fixe horários. Você pode negociar qual será a hora, mas seja assertivo e não deixe a proposta escapar.

Peça que seu filho(a) faça resumos do que aprendeu no dia: Ele(a) pode escrever como se fosse um diário. Aqui é que é legal: Eles contarão, usando as palavras deles, o que aprenderam e é nesse momento que eles formalizam o que estudaram, se apropriam do conteúdo e surgem as dúvidas e equívocos de entendimento.

Crie um ambiente favorável ao momento. Uma música tranquila de fundo, ou a música que seu filho gosta tocando bem baixinho ao fundo; um ambiente claro; uma garrafinha de água; um “Oi filho(a), e aí como está indo?” vez ou outra. Tudo isso torna o momento mais agradável e menos “punitivo”.

Ao final da hora do estudo, bata papo: Coisas como “e aí, o que estudou hoje” ou uma olhada no caderno, te darão confiança se o estudo está caminhando e como ele tem se saído. Tente relacionar, junto com seu filho, coisas que ele está estudando com coisas do dia a dia. Pergunte se ele precisa de ajuda.

Ajude seu filho(a) a se organizar: São muitas disciplinas e muito conteúdo. Por vezes a dificuldade nos estudos em casa é organização. Defina os dias em que serão estudadas cada matéria para que atenda as necessidades dele.

Font: http://www.paisqueeducam.com.br/2014/04/22/6-dicas-para-seu-filho-estudar-melhor-em-casa/

Sem comentários

Deixe uma resposta