post

6 dicas para criar o hábito da leitura nas crianças

6 dicas para criar o hábito da leitura nas crianças

Com tantos atrativos digitais, incentivar as crianças a ler pode não ser uma tarefa muito fácil. Mas dedicar um tempo ao hábito da leitura é algo que vale colocar em prática. Afinal, isso ajuda não só no desenvolvimento cognitivo, como abre uma janela para que seu filho tenha novas ideias e desenvolva o senso crítico.

Para ajudar os pais nessa missão, a jornalista, roteirista e escritora Goimar Dantas lançou o livro A arte de criar leitores: reflexões e dicas para uma mediação eficaz ( Editora Senac). A obra conta não só com reflexões teóricas sobre o universo dos livros e da leitura, como também traz dicas importantes e práticas para quem busca despertar no outro o gosto por esse hábito.

A autora afirma que é no conforto do lar que, de modo geral, as crianças têm o primeiro contato com a leitura. “Quanto mais incentivo receberem, quanto mais acesso à capacidade imaginativa que provém do livro e das histórias, melhor”, diz ela.

Veja as dicas da autora para criar o gosto pela leitura em seu filho:

  1. Leia para os seus filhos
    Leia todas as noites, antes de a criança dormir. As lembranças desses momentos formarão memórias afetivas valiosas para seus filhos. Assim,ao pensar em um livro, eles terão um incentivo a mais para gostar deles.
  2. Monte uma biblioteca para seu filho
    Não precisa ser nada sofisticado ou com uma superestrutura. Prateleiras com livros à altura da criança fazem com que eles tenham mais interesse do que quando ficam simplesmente dentro de uma caixa, por exemplo.
  3. Visite livrarias
    Quer encanto maior do que apresentar ao seu filho lugares confortáveis e cheios de livros diferentes? Permita que se movimentem por lá e se familiarizem com o ambiente, o espaço, os vendedores… É importante que o universo dos livros e das pessoas que se dedicam a eles faça parte da vida dos pequenos desde cedo. Deixe que a criança escolha um livro. Sentem-se em algum lugar e leia para eles, pergunte por que escolheram aquele título. No caso de bebês, deixe que toquem nos livros, mostre uma capa bonita, diferentes ilustrações e aproveite os espaços dedicados a eles nas livrarias. Se adquirir livros está fora do seu orçamento, visite sebos ou a biblioteca pública da cidade.
  4. Presenteie seu filho com um livro que foi importante para você
    Isso pode resgatar suas memórias e ajudará a reforçar ainda mais o vínculo com a leitura. Se a criança já tiver capacidade para entender, vale contar a história por trás daquele livro e dizer porque achou que ele gostaria da história.
  5. Aproxime seu filho dos escritores
    Vocês podem assistir a uma entrevista do autor ou a um vídeo dele na internet. Apresente o escritor ao seu filho e conte porque gosta tanto dele. Comente sobre a inteligência e a criatividade da pessoa.

  6. Descubra o universo da leitura com seu filho
    O universo dos livros chegou tarde em sua vida e você não gostaria que o mesmo acontecesse com seu filho? Frequente bienais, livrarias, bibliotecas dos bairros, peça aos amigos que indiquem livros e leia junto com seu filho os livros da escola e também os de casa.
    Fonte: https://revistacrescer.globo.com/Diversao/Livros/noticia/2019/08/6-dicas-para-criar-o-habito-da-leitura-nas-criancas.html

Sem comentários

Deixe uma resposta