post

4 dicas para montar um cantinho de estudos prático e confortável

4 dicas para montar um cantinho de estudos prático e confortável

Para favorecer a concentração o espaço deve ser organizado, limpo, bem iluminado e confortável. Veja as dicas de arquiteta especializada em projetos para crianças sobre como tirar melhor proveito do ambiente que você tem em casa
O cantinho de estudos, geralmente montado no quarto da criança ou até mesmo num espaço reservado da sala, precisa estar bem organizado, limpo e iluminado para favorecer a atenção da criança. A arquiteta Hana Lerner, do escritório de mesmo nome, no Rio de Janeiro, lista quatro dicas práticas para ajudar você deixar o local ainda mais funcional para o seu filho:

  1. Deixe a mesa livre Papeis, cadernos e canetas costumam ficar espalhados em cima da mesa, tornando o ambiente desorganizado. A dica então é optar por uma mesa com gavetas ou colocar um gaveteiro abaixo dela, dando um suporte aos itens que estarão sempre à mão, porém organizados. Lápis, caneta e tesoura, por exemplo, podem ter seus potinhos retirados da mesa e apoiados sobre uma prateleira fina (23 centímetros de profundidade, em média) um pouco acima dela. Se preferir, dá até para fazer furos na madeira e encaixar o potinho lá, o que permite que a criança o retire sempre que desejar.
  2. Ambiente interativo Optar por uma chapa adesiva imantada colada na parede em frente à mesa de estudos é uma boa alternativa para colocar bilhetes e trabalhos da escola, agenda da semana e até uma ou outra foto da criança. Isso ajuda tanto os pais quanto o filho a se lembrarem de seus compromissos. Se preferir, você ainda pode pintar ou colar o mesmo adesivo da parede por cima da placa de imã, deixando-a imperceptível. Outra opção é lançar mão da placa de cortiça.
  3. Iluminação na medida Engana-se quem pensa que a luz no centro do cômodo dá conta de clarear devidamente a mesa de estudos. Para evitar que a criança force a visão, o ideal é ter uma luz embutida na própria prateleira acima da mesa (isso pode ser feito com fita LED ou SPOT LED) embutido na peça. Vale ainda optar por luzes mais direcionáveis, que vão ajudar na hora da leitura, como uma arandela de parede próxima à mesa ou optar pela luminária de mesa.
  4. Cadeira confortável Para as crianças o melhor é que a cadeira não tenha rodinhas, pois a chance delas começarem a brincar de girar, perdendo o foco, é grande. Prefira as de base reta, sendo que o assento pode ser giratório. O encosto deve acomodar totalmente as costas da criança. Se tiver bastante espaço, vale investir numa com braços, que ocupam mais espaço, já que costumam não encaixarem embaixo da mesa.

Fonte: Crescer

Sem comentários

Deixe uma resposta