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10 dicas para lidar com a ansiedade antes da prova

10 dicas para lidar com a ansiedade antes da prova

Você já ouviu dizer por aí que ansiedade demais atrapalha, certo? Pois bem. Essa afirmação se encaixa para inúmeras situacões, inclusive quando o assunto é prova. Além do mais, a ansiedade pode ser extremamente nociva: prejudica o raciocínio, pode causar lapsos de memória e diminuir a concentração.

Certamente você não será o primeiro nem o último ser humano a tremer na base ou passar uma noite em claro sabendo que no dia seguinte terá uma prova quentinha aguardando em cima da mesa. Mas fique calmo e lembre: toda concentração é bem vinda e não entrar em pânico vale a pena!

  1. A primeira sugestão é óbvia, mas para muitos alunos, é a mais difícil de ser seguida: prepare-se bem para a prova. Quanto mais bem preparado você estiver, menos ansioso se sentirá. O ideal é que você mude a forma de encarar os testes. Em vez de enxergá-los como um mal necessário, passe a vê-los como um desafio e uma oportunidade de demonstrar sua disciplina, empenho, inteligência, memória e raciocínio.

  2. Não estude na véspera. Comece a se preparar com antecedência. Se a prova for muito importante ou testar muito conteúdo, comece a se preparar para ela no mínimo duas semanas antes. Além de estudar o material didático que consta no livro ou na apostila, revise as anotações que fez em classe.

  3. É fundamental que você mantenha uma atitude positiva e confiante durante seu preparo para a prova. Mesmo que o material seja longo e complicado, não desista.

  4. Se for possível, faça exercícios físicos nos dias que antecedem a prova. Isso reduz o estresse e a ansiedade. Além disso, pesquisas indicam que a prática de exercícios físicos estimula o cérebro, melhorando o raciocínio e a memória.

  5. Tente dormir bem na noite anterior a prova. Uma boa noite de sono é uma ótima forma de combater o estresse e a ansiedade. Quando dormimos bem, nos sentimos melhor. Mas o oposto também é verdadeiro. Pouco sono prejudica a memória.

  6. Tente chegar cedo ao local da prova. Pessoas que chegam atrasadas geralmente ficam ansiosas.

  7. Durante a prova, mesmo que ela pareça ser um bicho de sete cabeças, tente manter a calma. Caso se sinta muito ansioso devido à dificuldade das questões, respire profundamente e tente relaxar. A respiração profunda diminui a ansiedade e melhora a concentração.

  8. Leia as instruções da prova com cuidado. Se houver alguma instrução que não tenha compreendido, não hesite em tirar a dúvida com o professor/supervisor.Lembre-se: se você não ler, não entender ou não seguir as instruções, corre o risco de ter um péssimo desempenho na prova, mesmo que conheça bem o assunto.

  9. Antes de iniciar a prova, tente calcular quanto tempo vai demorar em cada questão. Se souber administrar bem o tempo, você se sentirá menos ansioso.

  10. Antes de responder às questões da prova, anote nela as fórmulas e os dados que você decorou. Assim, você não precisará se preocupar com a possibilidade de esquecê-los.

  11. Se você não souber como resolver uma questão – mesmo que seja a primeira da prova –, não fique ansioso e não se desespere. Passe para a seguinte. Depois de responder a todas as questões fáceis, volte para as difíceis. Lembre-se: você não precisa acertar absolutamente todas as questões da prova para tirar uma boa nota.

  12. Concentre-se na prova. Quando nossa mente está concentrada em uma tarefa, há menos chances de ser contaminada por sentimentos de ansiedade, insegurança e nervosismo. Se em vez de pensar nas questões você ficar divagando, terá mais dificuldades em fazer uma boa prova. A concentração é um recurso fundamental. Não a perca por nada. A melhor dica para controlar a ansiedade na hora da prova é manter a concentração.

Fonte: http://blog.portalpravaler.com.br/ansiedade-antes-da-prova/

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