post

Sono e o aprendizado

Sono e o aprendizado

Uma noite de sono profundo e relaxante é o que naturalmente recompõe as energias após um dia de estudo, trabalho e estresse das grandes e também das pequenas cidades. Dormir bem é sinônimo de qualidade de vida e de prevenção de doenças cardiovasculares, Alzheimer ou de doenças que envolvem o sistema hormonal.

O sono, além de beneficiar o corpo e prevenir doenças, é fator relevante quando se trata de concentração e aprendizado. Quando se dorme bem, a atenção aumenta e fica muito mais fácil aprender, melhorando assim o desempenho intelectual do indivíduo que teve uma boa noite de sono, pois ela interfere no armazenamento de informações. Durante o sono, as memórias do dia serão consolidadas, as antigas são reafirmadas e tanto o corpo quanto a mente se preparam para um novo dia.

No sono, há diferentes etapas. Em cada uma delas uma parte da memória é processada. Por exemplo, nas fases mais leves do sono, as informações relativas à música e ao esporte são armazenadas. Depois disso, a memória espacial é armazenada para posteriormente as novas informações serem fixadas.

Para a maioria das pessoas, o sono ideal dura cerca de 8 horas ininterruptas. O que não significa que para outras não possa ser necessário maior ou até menor número de horas. É importante saber que a menor luminosidade e a temperatura mais baixa do organismo contribuem para um descanso mais efetivo. Portanto, mesmo que esteja estudando ou trabalhando muito, nunca prive seu organismo de uma boa noite de sono, ideal para diminuir a irritabilidade e estresse, melhorando o aprendizado e a qualidade de vida.

Por Giorgia Lay-Ang
Graduada em Biologia
Equipe Mundo Educação

Sem comentários

Deixe uma resposta