post

Por que as flores são coloridas e perfumadas?

Por que as flores são coloridas e perfumadas?

As flores encantam-nos principalmente por suas cores vibrantes e perfume sem igual. Mas você já se perguntou se essas características possuem alguma importância na sobrevivência das plantas? Que tal descobrir a resposta?

Como sabemos, nem todas as plantas possuem flor. As plantas que apresentam essa característica são chamadas de Angiospermas. A presença de flor é, sem dúvidas, uma característica bastante importante, uma vez que ela permite uma reprodução mais eficiente.

Para que uma angiosperma reproduza-se, é necessário que o grão de pólen seja levado da parte masculina da flor para a parte feminina de outra. Para que isso aconteça, faz-se necessário um agente polinizador, ou seja, algo que seja capaz de transportar o pólen entre as flores. Dentre os principais agentes polinizadores, destacam-se o vento, a água e alguns animais.

As flores vibrantes e perfumadas que falamos no início deste texto estão relacionadas principalmente com a polinização por animais. Isso se deve ao fato de que a flor atua como uma forma de atração para os polinizadores, sendo assim, são necessários mecanismos que garantam a visitação desses animais.

As abelhas, por exemplo, são atraídas por flores de coloração azul ou amarela e nunca visitam flores vermelhas. Isso se deve ao fato de que esses animais enxergam o ultravioleta. Além disso, elas preferem flores que possuem cheiro de alimentos em fermentação.
Já as flores bastante vistosas normalmente atraem as aves, pois estas possuem uma ótima visão. O odor dessas plantas, no entanto, não é forte, uma vez que aves não possuem olfato apurado. Outra característica das flores visitadas por aves é a grande quantidade de néctar nela encontrado, garantindo, assim, uma alimentação adequada para o animal.

As flores polinizadas por borboletas também são vistosas, normalmente vermelhas, amarelas ou azuis. Além disso, essas flores deixam o seu néctar acessível somente para algumas espécies que apresentam o aparelho bucal longo.
Flores com cheiro de fruto maduro e com pouca coloração normalmente são polinizadas por morcegos. Como esses animais apresentam hábitos noturnos, a coloração das flores não seria uma forma de atração. As flores polinizadas por besouros também são menos vistosas e normalmente brancas.

As moscas também podem atuar como polinizadoras, e, nesses casos, a flor normalmente é pouco atrativa para os humanos, possuindo, na maioria dos casos, odor de organismos mortos em decomposição.

Cada ser vivo apresenta uma característica que permite sua sobrevivência em um determinado ambiente, e com as plantas não poderia ser diferente. Cada atributo acima citado permite que o vegetal reproduza-se eficientemente e garanta a permanência da sua espécie na Terra.

Por Ma. Vanessa dos Santos

Fonte: http://escolakids.uol.com.br/por-que-as-flores-sao-coloridas-e-perfumadas.htm

Sem comentários

Deixe uma resposta