post

Para gostar de contar histórias

Para gostar de contar histórias

“É uma coisa quadrada que parece um triângulo, que faz pensar muitas coisas, sem parar, muitas coisas saindo da sua cabeça e que pode demorar três semanas ou um mês ou dois meses pra ficar pronto”. Assim começa a descrição das crianças sobre o que é um livro no filme Para Gostar de Ler, do diretor Eduardo Rajabally, da Pródigo Films.
Eva Furnari, Lino de Macedo, Ilan Brenman, Drauzio Varella, Wellington Nogueira, Leandro Karnal são apenas alguns dos entrevistados desse documentário cheio de informação para quem se interessa pelo universo da leitura. Não, vai além. O filme é incrível para qualquer pessoa que tenha uma criança por perto.
Como as histórias promovem a criação de vínculo entre os pais e as crianças? Como o faz-de-conta ajuda as crianças a compreenderem e lidarem com o mundo que vai se descortinando para elas a cada dia? Como os sonhos podem se tornar realidade dentro das páginas de um livro? As crianças, seus pais e os especialistas apresentam delicadamente as respostas para essas e outras questões. Com a naturalidade de quem tem os livros no cotidiano e faz deles parte da relação com as crianças.

Se você trabalha o dia todo, se chega correndo para conseguir dar o jantar ou ao menos para colocar seus filhos na cama, procure incluir a leitura na rotina da noite de vocês. Não é para ser mais uma coisa que você “tem que fazer”, mas experimente. Se não for possível nesse horário, tente no fim de semana. Você pode se surpreender. Wellington Nogueira, criador do Doutores da Alegria, fala da chance tão incrível que a gente tem de estar com os filhos, aprendendo com o ponto de vista deles. “Como perder a oportunidade de viver aquele encontro?”.
Fonte: Crescer

Sem comentários

Deixe uma resposta