Palavra da Direção

Iniciamos 2017 convictos de que Em Cristo somos mais que vencedores, apesar de sabermos que os cenários e indicadores econômicos e sociais de nosso país são preocupantes, nossas expectativas de dias de paz sobre esta terra estão mais distantes, a política brasileira desmorona frente a um sistema cheio de vícios baseados no favorecimento vergonhoso em todas as instancias de governo, ainda não visualizamos uma melhoria nas condições morais do estado, a corrupção faz definhar os servidão públicos e a máquina pública se torna cada vez mais ineficiente. Lutaremos incessantemente em levar uma reflexão a nossos alunos, juntamente com os demais agentes de nossa comunidade escolar, quanto às nossas responsabilidades de cidadãos do nosso Estado, Paí­s e principalmente do Reino de Deus. A escola com certeza é o local onde devemos buscar as transformações e alimentar a esperança de uma sociedade melhor, Deus em Jesus Cristo nos abençoe.

Nosso tema deste ano: Geração de Vencedores! Versículos Bíblicos base: “Uma geração contará à outra a grandiosidade dos teus feitos; eles anunciarão os teus atos poderosos”. (Salmos 145.4a) – “E as ensinarás a teus filhos e delas falarás”.( Deut. 6.7a). Sonhamos, através das reflexões e projetos com base neste tema, levar nossos alunos a entender as responsabilidades daqueles que tem Jesus Cristo no tocante a anunciar as boas novas de salvação.

Senhores Pais que nos confiaram o gratificante privilégio de ajuda-los a ensinar seus filhos, além das ciências e relevantes conhecimentos, a se esforçarem em resplandecer a Graça de Jesus Cristo, sejam muito bem vindos a este ano letivo de nossa escola. Deus nos abençoe, guarde e capacite.

Juseli Nunes da Silva
Diretor Executivo da EPC (2º Gestão)

 

Desde 1992 houve grande investimento para que hoje possamos olhar para traz e ver o quanto Deus foi maravilhoso conosco. Grandes coisas o Senhor fez por nós e por isso estamos alegres. Esta expressão do SL. 126. 3 É real aqui na Escola Presbiteriana de Cuiabá.

As lutas são muitas, mas as vitórias são incontáveis, temos visto Deus agir em todo tempo a favor deste ministério grandioso o qual Ele nos chamou.

O motivo principal desta Escola é a criança, o adolescente e o jovem que vem aqui receber o ensino curricular, eles recebem também os valores agregados nas escrituras sagradas, e assim Deus faz as mudanças.

Como diretora da Escola Presbiteriana de Cuiabá, digo com toda convicção Deus está no controle.

Muitos amigos têm nos encorajado e assim a Escola Presbiteriana de Cuiabá faz a diferença nesta capital.

Dirce dos Anjos Lima Moraes
Diretor da EPC (1ª Gestão)

 

O que pensamos como Educadores! 

O momento de avaliar a Instituição em que o seu filho está passando o período mais significativo de sua vida com respeito a idade, onde os valores transmitidos ficam arraigados, as amizades construídas muitas vezes permanecem ao longo do caminhar e as orientações de convivência social influenciará por toda vida.

Desde 1995 a Escola Presbiteriana de Cuiabá assumiu um compromisso junto a sociedade Cuiabana de oferecer um trabalho educacional com atendimento a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I e II. Somos co-participantes com os pais na formação de cidadãos comprometidos com a transformação de uma sociedade mais justa e de uma relação familiar mais respeitosa.

A Escola Presbiteriana de Cuiabá ao concluir o ano letivo faz uma avaliação do seu Projeto Político Pedagógico contextualizando-o no momento atual diante das mudanças de comportamentos e atitudes que vem acontecendo tão rapidamente no mundo e como educadores somos mediadores de informações. Esta Instituição tem clareza que “Educar”, não é somente colocar um determinado acervo de conhecimento ao alcance dos alunos, mas sim, o cumprimento do diferencial que é ser uma Escola Cristão.

“O alvo… do ensino é reparar as ruínas dos nossos primeiros pais pela conquista do conhecimento correto de Deus e, a partir deste conhecimento amá-lo, imitá-lo e ser como Ele. (John Milton)

A missão da EPC deve ser um reflexo da aplicação da forma como Deus nos ensina a ver o mundo focado na realidade local, propondo de maneiras sábias o modelo pelo qual vamos trabalhar na vida escolar (professores, alunos, pais e sociedade), a fim de que desenvolvam o conhecimento, os valores e o caráter que glorificam ao Criador e dão sentido à vida.

O grande alvo educacional é que a partir de uma cosmovisão bíblica integral utilizamos a escritura que e inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a educação na justiça. 2. Tm. 3.16. Somos assim chamados para ajudar nossos alunos pelo ensino da verdade que leva a liberdade, desenvolvendo o conhecimento positivo a respeito do Criador e da criação.

Toda educação, seja ela pública ou privada, tem por objetivo alcançar padrões de excelência, seja na busca de abrangência (educar o maior número possível), seja na especialidade (educar com a melhor qualidade possível). A nossa missão como Escola Cristão no entanto não deve omitir o seu diferencial básico em relação a qualquer outro tipo de educação: o fato de que fundamentamos nossa motivação e processos em uma visão de mundo que contrasta com as cosmovisões seculares. Sintetizando, a nossa missão parte de uma visão de mundo comprometida com a verdade conforme revelada por Deus e aplica-se à vida escolar em todos os seus aspectos.

O simples fato de ser mestre ou professor não é em si relevante porque não há ensino quando não há aprendizagem e/ ou mudanças. Que os professores da EPC mantenham a sua convicção e alegria na profissão, e sempre contagiantes na rotina escolar. O amor verdadeiro é central hoje como sempre foi.

Adélia Assunção Albuquerque
Presidente do Conselho Deliberativo da EPC

 

A Escola Presbiteriana de Cuiabá, nestes 24 anos de atuação junto a comunidade cuiabana, tem buscado ofertar um excelente ensino na educação infantil e fundamental, não somente com aplicação dos melhores métodos pedagógicos, mas, também, contribuindo para o senso crítico dos nossos alunos, trabalhando suas habilidades e potencialidades, enquanto seu caráter e formado sob a ótica dos valores cristãos.

Estamos sempre atentos às necessidades educacionais dos nossos alunos, procurando levar em considerações a realidade e peculiaridades do cotidiano de cada um. Tudo isto para que eles e seus pais tenham a certeza da orientação e preparação recebida para atuarem de forma consciente e produtiva em qualquer ambiente quando saírem daqui.

Temos consciência que a educação é dever da família, que na sua essência é uma instituição educativa, contudo o seu aperfeiçoamento deve continuar na escola.

O nosso desafio é grande, pois tratamos com uma das essencialidades da vida que é a educação. Por tal razão, seguimos um dos pressupostos da reforma protestante no qual afirma que quanto mais educados os indivíduos, maiores oportunidades terão para se transformarem em bons cidadãos, bons governantes, enfim, homens e mulheres bem preparados para as inquietações da sociedade atual.

Que DEUS nos ilumine!!!

Epaminondas Antonio de Castro
Conselho Deliberativo da EPC

 

A Escola Presbiteriana de Cuiabá é um sonho que se tornou realidade, onde homens e mulheres da Comunidade Presbiteriana do Areão, participaram com vários mutirões, muitos esforços e sacrifícios para que esse sonho se concretizasse. Ela nasceu como meio para a evangelização de nossa Comunidade e educação de qualidade. Isso é o que cremos, homens e mulheres transformados irão produzir uma sociedade transformada por valores que permanecem, que serão colhidos na eternidade.

Um Sonho de Deus para Cuiabá, E você faz parte desse sonho.

Que Deus abençoe todo corpo discente e docente, como pais e familiares, que contribuem com a construção desse sonho.

Rev. Heronilton S. Lima
Igreja Presbiteriana do Areão