post

Os benefícios mentais de aprender a jogar xadrez

Os benefícios mentais de aprender a jogar xadrez

O xadrez existe há centenas de anos, e sempre esteve associado com pessoas de QI alto. É um fato que o jogo é bom para seu cérebro.

Desde que existe o xadrez, a prática deste jogo sempre esteve associada a pessoas muito inteligentes. Figuras históricas importantes como Napoleão, Isaac Asimov, Anne Boleyn e Pascal foram jogadores de xadrez. Na tecnologia o xadrez também desempenha um papel importante. No campo da inteligência artificial, que é utilizado para testar se uma máquina é capaz de vencer um mestre de xadrez. Se consegue passar com sucesso no teste, é um sinal de que está bem construída.

Embora o xadrez está relacionado com pessoas com maior inteligência que o normal, qualquer um pode jogar e, de fato, ele é um excelente exercício para o cérebro. A seguir estão apenas alguns dos seus maiores benefícios.

Pode aumentar seu QI. Será que as pessoas que já são inteligentes são atraídas para o xadrez, ou é que se tornam mais inteligentes uma vez começam a jogar? De acordo com um estudo feito a mais de 4.000 alunos do ensino fundamental, estes tiveram um aumento no QI depois de estudar xadrez por quatro meses e meio sistematicamente.
Previne o Alzheimer. O cérebro funciona como um músculo e, portanto, deve ser exercitado. De acordo com um estudo publicado no Jornal de Medicina da Nova Inglaterra, um bom exercício é jogar xadrez, algo que tem grande benefício para aqueles que estão propensos a desenvolver demência e Alzheimer. O xadrez não curará o mal, mas pode retardar o processo degenerativo.
Exercita os dois hemisférios do cérebro. Normalmente usamos apenas um hemisfério do cérebro para determinadas atividades. No entanto, de acordo com um estudo alemão, os especialistas em xadrez são geralmente tão rápidos nas suas reações, porque usam ambos os hemisférios ao mesmo tempo. Isto foi verificado ao monitorar a atividade do cérebro dos participantes enquanto eles mostravam diferentes formas geométricas e posições utilizadas para jogar xadrez.
Aumenta a criatividade. O hemisfério direito é responsável pela criatividade. Então, se desenvolvermos mais esta parte do cérebro, seremos mais criativos. O xadrez ajuda a este processo, que foi encontrado em um estudo envolvendo estudantes de 12 a 15 anos que foram separados em grupos para diferentes atividades: um grupo jogava xadrez e outro usava computadores. Essas atividades deviam ser feitas uma vez por semana durante 32 semanas. No final, aqueles que foram dedicados ao xadrez mostraram características mais criativas e originalidade de ideias.
Melhora a memória. Qualquer jogador de xadrez pode dizer que sua memória melhorou consideravelmente desde que começou a jogar. Esta é uma condição necessária para vencer o oponente, tendo em conta quais os movimentos fez antes e quais movimentos têm ajudado a ganhar outros jogos do passado. No entanto, isto não é nada mais que uma anedota. Mas há um estudo de 1985, onde jovens estudantes foram levados para jogar xadrez regularmente durante dois anos. Seus professores relataram que as crianças tinham melhor memória e habilidades organizacionais.
Fonte: http://br.blogthinkbig.com/2016/04/11/os-beneficios-mentais-de-aprender-a-jogar-xadrez/

Sem comentários

Deixe uma resposta