post

O que são habilidades na educação infantil?

O que são habilidades na educação infantil?

A educação infantil é um período essencial na vida de todas as pessoas, pois é justamente nela que muitas habilidades são adquiridas, seja por meio de atividades previamente programadas ou pela interação social do pequeno com o ambiente em que está inserido.

Por meio desse desenvolvimento, os alunos conseguem aprender determinadas competências que favorecerão sua autonomia não só na escola, mas também em casa ou em qualquer outro ambiente. Essas habilidades são bem variadas e fundamentais na vida de todos nós, algumas delas são as seguintes: vestir-se, pular, andar, estabelecer comunicação verbal e conversar; amarrar os sapatos, fazer amizades entre vários outros.

A importância da escola no desenvolvimento de competências
A criança que está inserida nesse ambiente tem a chance de lidar com projetos pedagógicos cujos resultados são percebidos rapidamente, pois a escola tem essa preocupação em estabelecer a educação infantil de maneira eficaz.

É verdade que não podemos generalizar os parâmetros que cada instituição utiliza, mas um denominador comum é o fato de todas elas enfocarem o desenvolvimento dos pequenos.

Para isso, os educadores procuram utilizar diferentes técnicas em cada área do conhecimento. O acompanhamento dos pais também é essencial nesse processo, tendo em vista que os deveres de casa devem contar com a presença dos responsáveis pela criança, tanto para orientação como estímulo.

As habilidades adquiridas na educação infantil
– Desenvolvimento afetivo e social

Durante a infância começamos a criar nossas maneiras de interagir com as pessoas que fazem parte do nosso contexto. Desde bebês já podemos estabelecer essa habilidade, pelo simples fato de levantarmos nossas mãozinhas para as pessoas ou sorrirmos.

Quando maior, a criança entende que deve compartilhar objetos (embora sua cognição não esteja tão avançada ainda), ceder lugar para o amiguinho entrar na brincadeira, abraçar os coleguinhas quando chega à escola, etc.

– Desenvolvimento de aspectos cognitivos

As habilidades cognitivas aprendidas na infância são de extrema importância, pois elas possibilitam a condição da criança em lidar com diversas situações. Para esclarecer ainda mais o impacto que essas competências representam, vale trazer alguns exemplos: quando um bebê aprende a explorar o ambiente com o tato ou quando o aluno consegue resolver um problema no qual ele pode utilizar tanto as mãos como os olhos, etc.

Relembrando que a cognição é o ato que consiste em processar as informações. A função dessa habilidade é o de perceber, integrar, compreender e responder adequadamente a todos os estímulos do ambiente de uma pessoa. Vale ressaltar que isso leva o indivíduo a pensar e a avaliar como e o que fazer para cumprir uma tarefa ou uma atividade social.

– Desenvolvimento da coordenação motora fina e ampla

Durante a educação infantil a criança começa a ter contato com atividades que facilitarão a habilidade da coordenação motora fina. O que é isso? Bom, é o ato de treinar e utilizar os pequenos músculos das mãos e dos dedos, por exemplo. Práticas como escrever, segurar um objeto, abrir e fechar as mãos com precisão e no momento certo são alguns dos resultados obtidos.

A coordenação motora ampla envolve os músculos maiores, o que também é estimulado em atividades na educação infantil através de tarefas que exijam movimentos maiores: gincanas, aulas de educação física, prática de atividades esportivas, aulas de dança, etc.

– Desenvolvimento da linguagem

Essa fase abrange diferentes etapas da vida da criança, pois desde muito novinha ela começa a balbuciar um som, como se quisesse se comunicar. Ao longo da infância, o pequeno vai adquirindo essa habilidade devido ao convívio com seus familiares e todo o ambiente que o cerca. Contudo, a educação infantil exerce um papel importante na condução da maneira correta do uso da língua, respeitando-se os fonemas, as entonações. É um processo gradual, cheio de erros e acertos, mas essencial na vida de todos nós.
Fonte: https://neurosaber.com.br/o-que-sao-habilidades-na-educacao-infantil/

Sem comentários

Deixe uma resposta