post

Música ajuda crianças no desenvolvimento da linguagem

Música ajuda crianças no desenvolvimento da linguagem

Um estudo comprovou que aulas semanais de piano fazem a diferença na hora de os pequenos processarem diferentes sons, inclusive da fala

Muitos estudos já garantiram que a música pode ser uma grande aliada na alfabetização, mas ainda não há um consenso sobre o que estaria por trás disso. Pesquisadores do MIT (Massachusetts, Estados Unidos) e do Instituto McGovern na Beijing Normal University (Pequim, China) buscaram analisar se essa relação na infância estaria relacionada a uma melhora na capacidade cognitiva dos pequenos ou se a música ajudaria o cérebro a processar sons diferentes. A segunda hipótese foi comprovada.

Para o estudo, os cientistas dividiram 74 crianças chinesas, entre 4 e 5 anos de idade, em três grupos. O primeiro teve aulas de 45 minutos de piano, três vezes por semana. O segundo, aulas extras de leitura pelo mesmo período de tempo. O grupo de controle não teve qualquer atividade extra. Seis meses depois, as crianças realizaram um teste para medir sua capacidade de distinguir os tons de vogais e consoantes nas palavras. Tudo em mandarim, sua língua nativa.

 

Crescer

Sem comentários

Deixe uma resposta