Mantenedora

A Igreja Presbiteriana do Areão, hoje é um ponto de referência muito importante na pregação do Evangelho na cidade de Cuiabá e no trabalho de sustentação nas obras missionárias bem como importante participação na sociedade Civil através da Escola Presbiteriana de Cuiabá- EPC, seguindo assim um dos pressupostos básicos da Reforma Protestante onde afirmava: “Que o melhor e mais rico progresso para uma cidade é quando ela tem muitas pessoas bem instruídas, muitos cidadãos sensatos, honestos e bem educados”. (LUTERO, 2000, p.19).

A primeira Escola Bíblica Dominical foi denominada de BETEL, cujo significado é Casa de Deus, na década de 40, o primeiro ponto de pregação foi instalado na casa do Sr. Manoel A. Leite. As reuniões contavam sempre com 12 a 18 pessoas.

Os crentes animados sob a liderança do Reverendo Augusto J. de Araújo procuravam um terreno devoluto, por indicação de Dona Rita, para construção da sede própria. Como a Prefeitura de Cuiabá não aceitava dar carta de aforamento de dois lotes para mesma pessoa, decidiram adquirir um em nome da igreja e outro em nome do pastor Augusto, sendo que mais tarde a parte do terreno que estava em nome do pastor foi adquirido pela igreja. A partir daí­ os crentes fizeram um trabalho de coleta de donativos de material da construção num período de um ano. Vale lembrar que a Congregação do Areão já existia desde 1949, na Rua São Benedito. Com a Congregação formada de mais ou menos 50 pessoas, o crescimento foram a construção da Igreja. Então o senhor Mesquita sugere a Congregação fazer um empréstimo em dinheiro da Missão Central do Brasil, nos Estados Unidos. Foi feito uma carta contando a situação, e em 1958 foi conseguido 80 contos de Réis para pagar em 5 anos. A Igreja Presbiteriana Central assumiu a dívida. A Igreja foi construída em regime de mutirão. Em dezembro de 1963 a Igreja Presbiteriana de Cuiabá, prepara a Congregação para tornar-se Igreja. Organizada em 23 de dezembro de 1964 foi organizada oficialmente a 2ª Igreja Presbiteriana de Cuiabá, o que é hoje a IGREJA PRESBITERIANA DO Areão, tendo como Pastor relator o Reverendo Aristóteles Ferreira da Fonseca. O primeiro pastor oficial foi o Rev. Dale O. Tuje, sustentado por ofertas de crentes americanos repassada pela Missão.

Hoje a Igreja possui 01 Associação Beneficente – ABEM , localizada no Bairro Lixeira, onde funciona como uma Casa de Passagem, abrigo e apoio a doentes e seus respectivos familiares.

Dos Pastores formados e sustentados pela Igreja Presbiteriana do Areão que hoje estão servindo o Reino de Deus no Brasil e no Mundo foram os seguintes: Donaldo Moraes; Francisco de Assis; Helber Goulart; Higor Alessandre; José Vicente; Josenir Silva; Sérgio Felix, Carlos Eduardo Ferreira e Pastor Basílio (África do Sul) e Adriano Coimbra de Souza. JÃ os Missionários sustentados pela Igreja Presbiteriana do Areão foram os seguintes: Alviete Silveira; Bassanufa Rosário de Souza; Daniel Fernandes de Oliveira; Eliane Aparecida Vieira Pacheco dos Santos; Enelvira Pereira Dutra; Gislaine Rodrigues Pinto Gonsalves; Guerino Dutra; Lí­via Lopes; Nadir Novaes e Nilberto Borges.

A Igreja contribui ainda no sustento dos missionários: Peter e Carmosina Carlson (entre os í­ndios Kadiwéus), Pr. Silmar Wibert (Namí­bia/África), Miss. Laura Hotti/RO.

DIRETORIAS ANTERIORES

2010 à  2012: Marilda Serra Ávalos

2012 à 2014: Adélia Assunção Albuquerque

2014 à 2016: Adélia Assunção Albuquerque

DIRETORIA ATUAL: 2016 – 2018

Presidente: Epaminondas Antonio de Castro

1º Vice-Presidente: Josué© Pereira Lopes

2º Vice-Presidente: Guerino Dutra

1º Secretário: Sônia Regina Maciel

Suplente de Secretário: Silvana Lima Reis Facchiano

Membro Nato: Pastor Heronilton Silva e Lima

Membro: Vanilda Rodrigues Brianez.

Diante de tantas bênçãos temos que dizer EBENEZER até aqui nos ajudou o SENHOR. 

– Igreja Presbiteriana do Areão —> http://www.ipareao.com.br

– Igreja Presbiteriana do Brasil —> http://www.ipb.org.br/