post

“Mal” ou “Mau”

“Mal” ou “Mau”

Quando você não foi bem numa prova, você diz que foi mau ou mal? E naquelas situações onde você o tempo vira e se torna instável, chuvoso: você diz que não foi ao cursinho devido ao mau tempo ou mal tempo? Vamos ajudar você a tirar essa dúvida agora mesmo!

Para não se confundir no emprego dessas duas palavras, é importante atentar ao significado e ao contexto que aparecem. Mau é sempre adjetivo, e significa “ruim”, “imperfeito”, que causa prejuízos. É antônimo de bom, faz o plural com maus e o feminino é má.
Ex: Aquele artista sempre fazia o papel de homem mau.

Já mal, pode ser classificada como advérbio de modo, quando significa “incorretamente”, “erradamente”. Nesse caso, é invariável e seu antônimo é o advérbio bem. Como advérbio, refere-se sempre a um verbo.
Ex: Ela comia muito mal.

Também existe a possibilidade de se utilizar o verbete mal como substantivo, principalmente quando este significa “nocivo”, “prejudicial”, ou usado como sinônimo de “doença”, “enfermidade”. Como substantivo, admite o plural males e pode vir precedido de artigo, adjetivo ou pronome. Seu antônimo também é o substantivo bem.
Ex: “Você é minha droga, paixão e carnaval; meu zen, meu bem, meu mal” (Caetano Veloso)

Há uma regrinha bem fácil e que você pode usar sempre, sem crise: substitua mal por bem e mau por bom; a dúvida desaparece quase como mágica, imediatamente.

Boa sorte!

Fonte:
1001 Dúvidas de Português, 2ª Edição
José de Nicola e Ernani Terra

Fonte: https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/duvidas-portugues/8220-mal-8221-ou-8220-mau-8221/

Sem comentários

Deixe uma resposta