post

Estratégias de Leitura

Estratégias de Leitura

As estratégias de leitura reúnem as diversas técnicas e métodos que facilitam a leitura e, consequentemente, a compreensão dos textos.

Praticamos a leitura com finalidades específicas seja para estudar, aprender, entreter, obter alguma informação, dentre outros.

Principais Técnicas de Leitura
Veja abaixo os principais métodos para auxiliar no processo da leitura:

Ler com atenção: para compreender melhor um texto é importante ressaltar que temos que ler com calma cada parágrafo. Se não compreender, volte e releia. E ainda, se aparecer algum termo que não saiba o significado, o importante é recorrer ao dicionário e voltar ao texto.
Sintetizar as principais ideias do texto: tal qual um resumo, vale apontar os principais temas e/ou assuntos abordados pelo texto. Por isso, a técnica indicada acima é deveras importante e complementa esta técnica. Portanto, leia com atenção, e aos poucos vá assinalando as palavras-chave do texto.
Ler nas entrelinhas: esse recurso é muito interessante perceber no momento em que estamos lendo o texto. Assim, o conceito de “ler nas entrelinhas” define a leitura que fazemos além do texto, ou seja, baseia-se nas adivinhações e inferências que realizamos e que não está escrito em palavras no texto. Por exemplo, podemos perceber a posição de um autor sem que esteja escrito. Essa estratégia é facilitada a partir dos conhecimentos prévios que já possuímos.
Manter o hábito da leitura: além da importância da leitura na vida social e para ampliação do universo cognitivo, adquirir o hábito da leitura facilitará cada vez mais a compreensão dos textos. A partir disso, o vocabulário, a imaginação e a criatividade aumentam, e não somente o texto escrito, mas a produção de texto oral, melhora muito. Em resumo, quanto mais lemos, melhores leitores nos tornamos.
Leitura em voz alta: se possível, realize a leitura do texto em voz alta e perceba toda sua estruturação, desde palavras, virgulas, discursos, etc. Em muitos casos, isso facilita a leitura e a compreensão dos textos. No entanto, algumas pessoas preferem ler em silêncio. Portanto, faça o teste e veja o que você prefere.
Tipos de textos: outra boa estratégia de leitura é variar o tipo de texto que se lê, de forma que a abordagem de cada um é diferente bem como seu conteúdo; e isso ampliará ainda mais sua compreensão. Assim, leia livros, jornais, revistas, quadrinhos, textos acadêmicos, etc. Isso também facilitará a interpretação, aumentando seu vocabulário. Note que a linguagem pode variar de formal para informal, e ainda de verbal e não-verbal (imagens, fotos, gráficos, etc) dependendo do tipo de texto.
Produção de textos: não somente a leitura supre as necessidades de nosso cérebro de aumentar sua capacidade intelectual. É fato que uma pessoa que tem o hábito da leitura possui mais facilidade para produzir um texto. Isso ocorre justamente porque ao lermos estamos aumentando nossa capacidade de comunicação bem como nosso repertório interpretativo. Portanto, uma boa dica para facilitar cada vez mais a leitura é a escrita, ou seja a produção de textos.

Sem comentários

Deixe uma resposta