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Dicas para montar uma lancheira saudável para o seu filho

Dicas para montar uma lancheira saudável para o seu filho

Reunimos sugestões para ajudar os pais nesse momento e um cardápio elaborado por uma nutricionista.
Por Luísa Massa
Se você tem um filho pequeno, sabe que faz parte da rotina da semana planejar e organizar os alimentos que ele consumirá na escola. Nem sempre montar uma lancheira saudável e que agrade à criançada é uma tarefa fácil, mas com algumas dicas esse processo pode se tornar mais simples.

Para dar uma força aos pais nesse momento, reunimos com a ajuda das nutricionistas Ariane Bomgosto, do Rio de Janeiro, e Gislaine Donelli, do Empório da Papinha, sugestões para colocar em prática na hora de preparar as comidinhas que serão levadas para o colégio. Confira abaixo:

  1. Envolva o seu filho no processo: isso quer dizer levá-lo ao supermercado ou à feira para fazer as compras e chamá-lo para montar os lanches – sempre explicando os benefícios de cada alimento. Essas atitudes fazem com que, desde cedo, ele aprenda a ter autonomia e no futuro possa fazer as melhores escolhas alimentares.
  2. Escolha alimentos práticos: e isso não é só para facilitar o trabalho de montar a lancheira, mas também para oferecer opções simples para os pequenos consumirem no ambiente escolar. “As frutas podem ser enviadas já cortadas e sem casca – como no caso da manga e do kiwi”, exemplifica Gislaine.

  3. Abuse da criatividade: um sanduíche de bichinho, frutas cortadas em formatos divertidos… Hoje em dia, muitos pais compartilham nas redes sociais fotos dos pratos que elaboram para os seus filhos. Inspire-se nessas receitas e crie opções que são atrativas visualmente.

  4. Não tenha medo de inserir novos alimentos: fuja do óbvio e aproveite os lanches escolares para apresentar coisas diferentes. A nutricionista Ariane ressalta que essa é a melhor maneira de expandir o olhar e até o paladar da criança, que estará aberta para experimentar sabores diversos.

  5. Pense no cardápio semanal: planeje com antecedência as comidinhas que farão parte da lancheira do pequeno durante os cinco dias da semana. Acredite: manter uma programação é a melhor maneira de oferecer alimentos nutritivos.

  6. Esqueça os industrializados: deixe de lado os sucos de caixinha, as bolachas e os salgadinhos, pois nada disso agrega valor nutricional. “Não tenha em casa comidas que você já sabe que não quer oferecer para o seu filho, pois na hora da correria você acaba pegando o mais prático e menos saudável”, adverte a nutricionista do Empório da Papinha.

  7. Seja o exemplo: sim, as crianças se espelham nos pais o tempo todo. Então que tal chamar o baixinho para ajudá-lo a preparar o lanche que você levará para o trabalho? Dessa maneira, ele enxergará que os hábitos saudáveis fazem parte da rotina da família toda e que não é só ele que deve se alimentar bem na escola.

  8. Prefira os alimentos naturais: tais como sucos naturais e até mesmo frutas in natura. “As castanhas, frutas secas com iogurte natural e granola são uma boa alternativa para a sobremesa. Essas pequenas substituições vão ajudar o seu filho a crescer mais saudável”, orienta a Gislaine.

  9. Nunca deixe de conversar: podemos subestimar os pequenos por acreditar que nem sempre elas entenderão o diálogo, mas essa atitude não é correta. Além da experiência prática de preparar os lanches, vale apresentar livros de receitas e usar exemplos lúdicos para falar, por exemplo, sobre a culinária de cada país.
    O que não deve fazer parte da lancheira
    s preferências alimentares variam de acordo com alguns fatores, como a rotina em que a família está inserida e os hábitos culturais que ela segue, mas é fundamental estar de olho no que é consumido pelo pequeno – até mesmo porque os hábitos saudáveis são criados ainda na infância.

“Nenhuma comida deve ser rotulada como proibida. O mais eficiente é explicar que existem alimentos para momentos diferentes, ou seja, alguns são para o dia a dia, enquanto outros são mais adequados para os finais de semana ou festinhas”, explica Ariane Bomgosto.

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