post

Como estudar geografia para se dar bem na prova?

Como estudar geografia para se dar bem na prova?

 

Para aqueles que pensam que Geografia é aquilo que só se vê nos livros, este é um grande engano. Hoje, ela está intercalada com os mais diversos assuntos, afinal, a junção das disciplinas (como a interpretação ao lado do conteúdo de outras matérias) é comum nos testes. “De 2009 para cá é uma tendência no Enem envolver na Geografia assuntos que versam principalmente sobre o Brasil. Portanto, assistir e ler jornais, paginar revistas e estar por dentro das situações que envolvam o nosso País, seja na esfera ambiental, política ou econômica, é de fundamental importância. Deste modo, o estudo da Geografia do Brasil faz-se ainda mais primordial”, acrescenta Barreto. Há alguns assuntos “certos” que cairão na prova?

O Professor Diego lembra que a disciplina não é uma caixinha de surpresas, portanto, há sempre aqueles temas que provavelmente estarão presentes na prova. “Embora nos últimos anos o teste tenha trazido alguns assuntos que não eram tão abordados anteriormente, ainda assim dá para prever alguns temas: Estrutura Fundiária Brasileira, Meio Ambiente, Paisagens, Urbanização e População são os assuntos que mais caem na disciplina de Geografia”.

A Geografia é encarada por alguns alunos como uma disciplina sem “muita importância” nas provas, mas é primordial ressaltar que ela pode ser um grande trunfo na hora de se destacar perante aos concorrentes. “A disciplina de Geografia, além de ter peso que variam em diversos cursos, ela também é responsável pela não aprovação de alunos que desejam cursos mais concorridos. Na Medicina, por exemplo, onde a Geografia não possui tanto peso, é muito comum ver os alunos se dedicando às outras disciplinas, como a Biologia, e não dando a mesma atenção para a Geografia e a História. Ocorre que essa é uma estratégia traçada pela maioria e com o resultado do ENEM todos acabam se saindo bem nas Ciências Biológicas. E aí quem vai decidir a classificação? Justamente as matérias que ao longo do ano tiveram ‘menos importância’, mas que ganham valor nessas horas”, adverte Barreto.

E se eu tiver dificuldades com Geografia?

Temos as divisões de áreas em “Exatas”, “Humanas” e “Biológicas”, o que nos mostra que há alunos mais interessados e com mais facilidades em determinadas disciplinas. Para os que encaram a Geografia como algo complicado, o professor ensina alguns truques. “A Geografia, bem como as Ciências Humanas de uma forma geral dá para combinar o que foi aprendido com filmes, documentários e até mesmo animações. Então, para aqueles alunos que não tem tanta simpatia assim com a área de humanas, sugiro que complemente o aprendizado sempre assistindo filmes que tratem daqueles assuntos, pois assim o que foi aprendido será ainda melhor assimilado”.

Portanto, basta saber planejar o seu tempo e focar naquilo que você precisa aprender, deve intensificar para suprimir as dificuldades e ler bastante. Na hora de se preparar para a prova do Enem, toda leitura é bem-vinda, pois estimula a interpretação, a memorização da grafia das palavras e ainda a compreensão do conteúdo.
Fonte: http://cursoseducar.com.br/galerias/noticias/como-estudar-geografia-para-se-dar-bem-na-prova/

Sem comentários

Deixe uma resposta