post

A contribuição da história em quadrinhos para a educação matemática

A contribuição da história em quadrinhos para a educação matemática

Por Ana Maria Antunes de Campos*
Sim, isso mesmo! Porque não usar histórias em quadrinhos para ensinar matemática?
Ledo engano quem acredita que seja possível separar matemática e leitura/escrita. Atualmente é imprescindível que pais e professores estimulem crianças e adolescentes a lerem e escreverem, pois, esse hábito será favorável a aprendizagem dos alunos, que estarão desenvolvendo a criatividade, imaginação, curiosidade, raciocínio dedutivo e lógico.
A escrita e leitura de um texto é fundamental para a resolução de problemas. Sem a linguagem que é a base do pensamento, o homem não conseguiria fazer deduções, abstrações e não se apropriaria dos complexos códigos existente na matemática. A leitura e escrita são primordiais para a assimilação dos conceitos matemáticos.
Encontramos diversas crianças e jovens que não compreendem o enunciado do problema a ser resolvido, pois não sabem explanar o texto e abstrair as informações necessárias para construção de uma equação, expressão ou ainda uma simples conta.
As tecnologias nos ajudam e muito na busca por informações, contudo tem sido um empecilho para o processo de leitura e escrita. As formas abreviadas com que escrevemos nos tablets, smartphones e aplicativos de mensagens, tem causado grandes problemas para crianças e adolescentes que não possuem o habito de ler. Esses jovens passam a ter um vocabulário empobrecido e uma escrita cheia de abreviações que muitas vezes não estão corretas.
Isto posto, é fundamental resgatar em todas as disciplinas o gosto pela leitura, bem como pela escrita. Promover saraus de poesias, crônicas, contos e outros textos que permitem ao aluno expressar seus sentimentos, frustrações, angustias, alegrias e emoções. Esses eventos possibilitam a incorporação de novas técnicas, tornando a criança e o jovem autores de seus próprios textos e histórias, modificando o cenário educacional, onde o aluno é apenas copista.
A cópia é importante na construção educacional, as crianças aprendem por imitação e improvisação, contudo o aluno precisa em determinado momento ser participante ativo do seu processo de aprendizado.
Justamente aqui é que entra o papel das histórias em quadrinhos, que possibilitam ao aluno imaginar, interpretar, criar, analisar, descrever e ponderar sobre sua atuação no mundo. Por meio desse valioso recurso, a criança e o jovem assimilam os conceitos matemáticos e desenvolvem o gosto pela escrita e leitura.
Fonte:https://revistaeducacao.com.br/2019/04/18/matematica-historias-em-quadrinhos/

Sem comentários

Deixe uma resposta