post

4 dicas para se sair bem nos trabalhos em grupo

4 dicas para se sair bem nos trabalhos em grupo

  1. Aproveite os talentos individuais
    Cada um é bom em algo específico, e isso tem que ficar claro entre todos os integrantes do grupo. A partir daí, pensem sobre os desafios do trabalho, sobre as etapas que deverão ser cumpridas, e dividam as tarefas de acordo com o que cada faz de melhor.

Sempre vai ter aquela pessoa com mais facilidade para pesquisar dados e informações, aqueles que não têm dificuldade de falar em público e se saem melhor na apresentação, e ainda gente que curte aquela parte mais “chatinha” da formatação do trabalho escrito.

  1. Defina a forma de contato
    Talvez esse ponto seja o mais complicado quando se fala em trabalho em grupo. Nem sempre todo mundo pode se encontrar em determinado horário, os locais das reuniões podem ser longe demais para alguns e por aí vai.

Mas estamos no século XXI e a tecnologia está ai para encurtar as distâncias. Reuniões podem ser marcadas via internet; chats e grupos fechados nas redes sociais são meios rápidos e eficientes para discussões e compartilhamento de arquivos; e, hoje em dia, quem não está com um celular sempre à mão?

É claro que encontros pessoais são importantes, mas utilizar a internet para agilizar a comunicação do grupo diminui a quantidade de encontros. Use a tecnologia para encurtar as distância e dinamizar a comunicação.

  1. Faça sua parte
    O próprio nome já diz: trabalho em grupo. Isso significa que você vai ter que escutar opiniões diferentes, dar o braço a torcer e, além disso, torcer para que todo mundo tenha estudado e cumprido suas obrigações com excelência.

Sendo assim, faça sua parte independentemente dos demais. Um macete: é bem comum dividir o conteúdo da apresentação entre os membros do grupo, mas nunca estude apenas a sua parte. Estude todo o conteúdo e seja um diferencial. Socorrer algum colega em um momento de aperto é bom para você, para ele e para o grupo.

Destaque-se! Em muitos trabalhos em grupos, a avaliação é feita de forma coletiva, mas também individualmente.

  1. Compartilhe os conhecimentos
    Quando o assunto é trabalho em grupo, não adianta de nada saber todo o conteúdo e ter facilidade em falar em público se você não compartilha os conhecimentos com os colegas.

E não é só você: compartilhe essa ideia com o grupo. Se cada um compartilhar os conhecimentos adquiridos durantes as pesquisas, fica mais fácil ter uma dimensão completa e mais profunda do conteúdo.

Escolher os integrantes do grupo por afinidade ajuda muito nessa hora. Nem sempre é possível, mas quando for, reúna os mais chegados para aumentar o entrosamento. Mas cuidado: não confundam afinidade com bagunça. Levem a sério e se dediquem ao máximo.

4 dicas para se sair bem nos trabalhos em grupo da faculdade

Sem comentários

Deixe uma resposta