post

4 dicas para ensinar seu filho a cuidar do meio ambiente

4 dicas para ensinar seu filho a cuidar do meio ambiente

Cuidar do meio ambiente pode proporcionar lições valiosas para crianças e adolescentes, como a generosidade, a paciência e a compreensão.

 

Isso porque o exercício de preservação incentiva a percepção do ambiente em que estamos inseridos, evidenciando nosso papel dentro desse ecossistema. Dessa forma, cuidar do meio ambiente é cuidar do nosso futuro.

 

O que você acha de incentivar a consciência ambiental do seu filho? Para isso, pequenas atividades na rotina de casa podem ajudar! Continue a leitura para conhecer um pouco mais sobre a educação ambiental e conheça, ainda, 4 exercícios para incentivar o cuidado com o meio ambiente. Boa leitura!

 

Um histórico sobre a educação ambiental

O debate em torno da educação ambiental teve início na década de 60, quando diversos países relataram as consequências das interações humanas na flora e na fauna mundial. A primeira vez que o termo foi mencionado aconteceu em 1965, na Inglaterra, durante a Conferência em Educação da Universidade Keele, que abordou a importância de repensar as ações humanas no meio ambiente.

 

No Brasil, durante a Conferência Rio-92 foi elaborado um documento denominado “Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global”. Nele, determinou-se que a educação ambiental deve desenvolver uma consciência ética sobre todas as formas de vida e a interação com os seres humanos.

 

A consciência ambiental

Dessa forma, percebemos que cuidar do meio ambiente envolve muito mais do que apenas perceber e olhar a natureza, é preciso participar.

 

A consciência ambiental é a capacidade do ser humano em se enxergar como parte da natureza. Tal percepção proporciona experiência e apropriação do espaço e, consequentemente, o autoconhecimento. Dessa forma, quando bem desenvolvida, essa consciência faz com que a pessoa perceba-se como integrante do ecossistema, desempenhando funções essenciais para a sobrevivência e manutenção da flora e fauna.

 

Incentivar essa habilidade nas crianças é essencial para proporcionar um futuro em que a interação humana com o meio ambiente possa ser menos prejudicial e impactante. Quando são compreendidos os reflexos de algumas atitudes, como o desperdício de água e a poluição, pode-se refletir sobre hábitos e buscar mudanças.

 

4 exercícios para cuidar do meio ambiente

Agora que falamos um pouco sobre a educação e a consciência ambiental, chegou o momento de apresentar algumas atividades — que podem ser praticadas diariamente dentro de casa — para incentivar nas crianças a preservação ambiental. Confira:

 

  1. Confecção de brinquedos reciclados

Uma maneira divertida de estimular o cuidado com o meio ambiente é incentivar a criatividade das crianças confeccionando brinquedos a partir de materiais recicláveis. É possível utilizar alguns tecidos e algodão para fazer bonecos, por exemplo, o caderno antigo pode ser usado para fazer barcos, chapéus; rolo de papel higiênico e garrafas pet podem virar carros e robôs etc.

 

  1. Troca de roupas e brinquedos

Outra dica importante está ligada ao consumo. Ao invés de adquirir um novo brinquedo ou uma nova roupinha, que tal promover a troca entre os amigos e familiares? Assim, você pode despertar o sentimento de partilha e generosidade na criança, ao incentivar a doação dos brinquedos que não usa mais, por exemplo.

 

  1. Não desperdice água

Você pode fazer pequenas campanhas e brincadeiras para incentivar a diminuição no tempo de banho do seu filho. Crie uma dinâmica para mostrar ao seu filho a importância de ensaboar-se com o chuveiro desligado, por exemplo. Outra ação é alertar sobre deixar a torneira aberta por muito tempo. Lembre-se de que o seu exemplo é o maior aprendizado que a criança pode ter. Não adianta você sugerir que ela tome um banho mais rápido se você não costuma fazer o mesmo.

 

  1. Incentive a criação de hortas

Fazer hortas em garrafas PET é uma maneira de exercitar, na criança, a troca com a natureza e as plantas e, também, a paciência. Dê uma mudinha para o seu filho e a responsabilidade por aguar e cuidar da planta durante todo o processo de crescimento. Aproveite para aprofundar essa percepção falando também sobre a importância de se plantar árvores, o ciclo da chuva e os cuidados com as áreas verdes da sua cidade.

 

Lembre-se, o papel de cuidar do meio ambiente no futuro será assumido pelas crianças de hoje. Portanto, é fundamental incentivar atitudes positivas dentro de casa para que eles possam agir no dia a dia e, quem sabe, até em suas futuras profissões. Com consciência e sabedoria, podemos conservar a beleza de tudo o que a natureza nos proporciona.

Fonte: https://escoladainteligencia.com.br/4-dicas-para-ensinar-seu-filho-a-cuidar-do-meio-ambiente/

Sem comentários

Deixe uma resposta