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3 atividades que estimulam a aprendizagem

3 atividades que estimulam a aprendizagem

Vocês acham que a aprendizagem é algo difícil de ser estimulado nos pequenos? Saibam que ela pode ser muito mais divertida do que se pensa. Inclusive, dentro de casa pode haver um complemento ao que é dado na escola pelos educadores.

Cuidado com os equívocos
As atividades a serem praticadas em casa são ideais para fazer com crianças de 3 a 5 anos de idade, período em que elas começam a ter capacidade para aprender os primeiros passos rumo a alfabetização.

É comum que muitas pessoas cometam o erro de pensar que a criança precisa conhecer as letras para aprender a ler e a escrever. O equívoco é justificado pelo fato de o pequeno ter a necessidade de ser estimulado em sua consciência fonológica, antes mesmo de ser apresentado às palavras.

O que é consciência fonológica?
Importante relembrar que a consciência fonológica é a habilidade que nós temos em manipular os sons de nossa língua. Em outro artigo afirmamos que ela pode ser entendida como a capacidade de percebermos que uma palavra pode começar ou terminar com o mesmo som. Além disso, a consciência fonológica é quando sabemos que existem também termos grandes e pequenos, assim também que há frases (e uma segmentação nessas orações).

Vale salientar que a partir dos 3 ou 4 anos a criança já pode ter essa consciência. O papel dos educadores é indispensável, pois o ambiente escolar permite que se trabalhe com categorias de brinquedos, cores, corpo humano, entre outros. Muitos não trabalham batendo palma, mas com algo concreto, o que facilita ainda mais a aprendizagem dos pequenos.

Os 3 exercícios que estimulam o processo de aprendizagem
-Trabalhar com rima.
Já imaginaram que algo muito comum na infância exerceria tanta influência? É isso mesmo. A utilização das rimas estabelece uma brincadeira com a sonoridade. Elas brincam com o som das palavras que têm sons parecidos. Portanto, músicas, versinhos e figuras que rimam são ideais.

Vocês podem brincar com as palavras panela e canela, pão e coração, iogurte e mamute; e por aí vai. Quando mostramos isso a elas, as crianças começam a perceber o mesmo som. Notem como é importante para a alfabetização.

– Trabalhar com pedaços de palavras.
Outra dica é trabalhar com palavras grandes e pequenas para complementar o aprendizado da consciência fonológica. Vocês apresentam a palavra bolo à criança da seguinte forma: Bo-lo (enfatizando a separação). Depois, o próximo passo é perguntar a ela quantas sílabas tem o vocábulo? Esse processo de estímulo é chamado de segmentação silábica.

Já na síntese silábica, por sua vez, ocorre a seguinte situação: você pode falar as partes das palavras para que a criança tente juntá-las e descobrir qual a palavra vocês estão querendo dizer. O objetivo é este: juntar as sílabas e induzir os pequenos a formar os vocábulos a partir da percepção proporcionada pela consciência fonológica.
– Trabalhar com aliteração
Esta dica funciona assim: pergunte à criança quais palavras começam com a letra A. Com isso, vocês podem dar algumas dicas, por exemplo: A – abacaxi, abacate, amor, avião; B – boneca, beliche, baleia, bola, bicicleta; C – coração, cachorro, camelo e por aí vai.

O trabalho com a consciência fonológica é essencial para estimular as pré-habilidades da leitura e da escrita. Isso se mostra excelente para que, pouco tempo depois, a criança consolide sua alfabetização.

Fonte: https://neurosaber.com.br/3-atividades-que-estimulam-a-aprendizagem/

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